sábado, 3 de novembro de 2012

A função do educador no combate às drogas



Um problema que está no seio da sociedade.
As drogas são problemas que integram praticamente todas as sociedades contemporâneas, o resultado negativo decorrente a isso é de ordem social e econômica. Social, pois desestrutura a família e econômico por gerar diversos custos para o governo que na maioria das vezes mantém o tratamento. 
No Brasil, as drogas também financiam a violência e o crime. Grande parte dos usuários é jovem, muitos começam a usar geralmente na escola e em idade cada vez mais prematura. 
Nesse sentido, a base para o não ingresso dos jovens nesse mundo quase sempre sem volta está na família e na escola. A primeira deve dialogar, conhecer as amizades, esclarecer sobre o perigo das drogas, e ensinar valores humanos e valorização da saúde e da vida. A segunda pode promover palestras, depoimentos, visitas de policiais, médicos entre outros profissionais que estão diretamente envolvidos no processo de prevenção das drogas e tratamentos.
 No entanto, quem mais tem contato com o aluno são os professores, desse modo cabe a ele sempre que possível abrir momentos para discussões acerca do assunto, o tema não é de incumbência somente de determinadas disciplinas, mais sim de todas. O professor desenvolve um grande poder de influência, além de ser um formador de opinião, e é justamente nesse contexto que insere o seu papel. 
Diante desse fator o educador pode implantar atividades vinculadas ao tema, muitos professores e também grande parte das direções pensam ou indagam sobre o conteúdo programático e o tempo gasto para concluí-los e que as pausas para as discussões sobre o tema podem prejudicar, esquecem que a palavra “educação” é bem mais abrangente, trata-se da formação do indivíduo como um todo de maneira que possa integrar a sociedade pronto para a vida. Se a função da escola é educar, por que não ensinar as nossas crianças, adolescentes e jovens sobre o risco que correm no uso de drogas? 
Em suma, o problema é bastante complexo e requer a participação efetiva dos pais e dos professores com respaldo dos donos de escola, no caso particular, e do poder público nas instituições públicas, uma coisa é certa, a base para o problema está na educação.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

14 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa de fazer o blog!! Brazlandia já tem muitos habitantes envolvidos nas drogas, e isso não afeta apenas eles.. Afeta a familia e a própria cidade... Podemos perceber que o indice de mortes e roubos subiu muito por aqui.. E esse blog pode ser uma das soluçoes para isso!! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara teu comentário resume a atualidade de hoje, mas é com pessoas como você que iremos combater este mal. Um abraço.

      Excluir
  2. As drogas são péssimas tanto fisicamente quanto psicologicamente, só que a população principalmente os jovens não se importam com o danos que pode causar futuramente, esse blog é uma alternativa muito boa para a educação e conscientização dos jovens e suas famílias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Andressa, muito importante seu comentário, obrigada e volte sempre.

      Excluir
  3. Muito interessante essa ideia de fazer o blog " anti drogas" !!!. De um tempo pra cá parece que virou moda ser usuario de drogas , muitas pessoas acabando com suas vidas por causa de uma simples Porcaria que pode acabar de vez com voce. Igual essa frase " as drogas podem te levar as nuvens , mas não te oferece para- quedas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela frase e obrigada por sua participação, um abraço, volte sempre.

      Excluir
  4. muito bom a inciativa de fazer o blog!!!pessoas que se envolvem com drogas acabam estragando a vida e acaba prejudicando varias outas pessoas principalmente sua família e amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seu comentário Larissa, volte sempre, um abraço.

      Excluir
  5. Otimo a inciativa de fazer esse blog !
    Drogas, morrem muitas pessoas que usuam drogas e a maioria desses são adolescentes e jovens, eles estão estragando a vida deles ! Dizem que idiotas são pessoas que dizem que droga é uma boa iniciativa para mais um passo na vida , IDIOTA mesmo é quem segue, que porcaria é DROGA ?
    não devemos estragarmos nossas vidas !
    Estão prejudicando familias por ai !
    Nao usem drogas , se DROGAS fosse bom , não seria esse nome , nao estrague sua , voce pode se arrepender um dia !

    beeeeeijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebecca perfeito teu comentário, volte sempre, um abraço.

      Excluir
  6. eu achei interessante a iniciativa de fazer esse blog, por que pode ajudar muitos jovens ou adolescentes que vivem no mundo das drogas,muitas pessoas experimentam achando que e só uma vez e nunca mais, infelizmente isso vicia principalmente o crak, eu sempre vejo na tv gente morrendo por conta das drogas, é eu achei uma ótima iniciativa fazer esse blog por que muitos alunos podem entrar e ver quanto as drogas não valem a pena, elas pode matar ! não use drogas não va morrer por um erro desses !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo comentário Rute, espero tua contribuição com o Projeto no combate as drogas, um abraço.

      Excluir
  7. As drogas são um grande problema atualmente na sociedade em que vivemos, e tudo que pudermos fazer para evitá-la já é de grande ajuda, hoje em dia o uso de drogas nos leva a uma série de danos, não só para o usuário, mas também para a sua sociedade em geral, as pessoas que vivem ao redor dele. Então quanto mais iniciativas como essa melhor, para alertar que o uso de drogas só nos causa problemas.
    Anna Luísa Torres Ribeiro, 8ªB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um comentário consciente, muito obrigada e volte sempre.

      Excluir