PROJETO ANTIDROGAS MOBILIZAR “AGIR PARA EVITAR”



GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
SUBSECRETARIA DE GESTÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO EDUCACIONAL
COORDENADORIA REGIONAL DE ENSINO DE BRAZLÂNDIA
CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 DE BRAZLÂNDIA




PROJETO ANTIDROGAS MOBILIZAR
 “AGIR PARA EVITAR”




Centro de Ensino Fundamental 02
Prof. Eliane Rodrigues Bonifácio





Brazlândia, 2012

                                                 SUMÁRIO

1. JUSTIFICATIVA
2 . OBJETIVOS GERAIS
3 . OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 - PÚBLICO-ALVO
5 - METODOLOGIA
6 - Atribuições de a equipe Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”
 7 – RECURSOS FINANCEIROS
8 – ANEXOS

1. JUSTIFICATIVA
O uso de drogas tem variado significativamente ao longo do tempo, adquirindo características próprias conforme a época e o local. Neste sentido, elas podem se apresentar com características agregantes, religiosas ou profanas, de proximidade ou distanciamento e de comunhão ou exclusão. Falar em uso indevido de drogas na escola é empreender um esforço no sentido de compreender tal uso de maneira mais ampla possível, como um fenômeno social complexo, associado às questões políticas, econômicas, sociais e culturais que se relacionam com a subjetividade humana (BUCHER, 1992).
A iniciação no consumo de drogas mostra-se um fator de risco, em alguns casos. Já entre alunos dos anos finais, é fundamental, portanto, o reconhecimento da situação local. O Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas (OBID), já apontava que no Brasil esta média é de 12,5 anos, o que é preocupante, considerando que o fornecimento de bebidas alcoólicas a menores é proibido por lei. Além do álcool, os demais usos também ocorrem em idade precoce, como se observa no quadro abaixo:
Em 2004, foi realizado o “V Levantamento Nacional sobre o uso de Drogas Psicotrópicas entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, nas 27 capitais brasileiras, atingindo 48.155 estudantes que, em sua maioria, tinham entre 13 e 15 anos de idade. Este levantamento apresentou dois resultados que merecem nossa atenção:
Cerca de 65% dos estudantes afirmaram ter consumido bebidas alcoólicas pelo menos uma vez na vida, o que significa dizer que mais da metade dos estudantes ouvidos já haviam experimentado algum tipo de bebida;
Cerca de 12% dos estudantes faziam uso frequente de bebidas, ou seja, haviam consumido álcool seis ou mais vezes no mês que antecedeu a pesquisa, o que significa dizer que 10 em cada 100 estudantes podiam ser incluídos na categoria de usuário abusivo.
O trabalho proposto por este Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir Para Evitar” as escolas públicas da Secretaria de Estado da Educação diz respeito às ações de PREVENÇÃO, sendo esta compreendida como “tudo aquilo que possa ser feito para evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso indevido, abusivo, dependência e os prejuízos relacionados ao uso abusivo e indevido de drogas”. Para tanto, é necessário investir na diversificação do trabalho e em metodologias variadas e apropriadas, de tal modo que os objetivos básicos sejam:
Chegar antes das drogas;
Intervir com ações práticas, buscando minimizar o espaço para o uso de drogas;
Aumentar as opções para atender aqueles que estão em risco.
Um programa de prevenção eficiente com crianças e adolescentes incluem:
1. Que se leve em conta a dimensão emocional, oferecendo, ao jovem, opções culturais e esportivas que permitam canalizar o turbilhão de emoções que habitam o adolescente, para se contrapuser à intensidade das emoções que a droga propicia (participação em atividades esportivas, desenvolvimento de expressões artísticas, atividades culturais);
2. A preocupação social e a necessidade de pertinência do jovem, abrindo a possibilidade de participação ativa em questões que envolvem a comunidade da qual a escola faz parte;
3. Oferecer informações verdadeiras e não preconceituosas sobre drogas, para que crianças e adolescentes possa fazer sua escolha pelo o não uso com mais liberdade;
4. Respeitar a inteligência do jovem, não usando mensagens alarmistas e deformadas;
5. Não fazer afirmações sobre as sensações que a droga produz, para não correr o risco de se desmoralizar diante de adolescentes que possuem informações diretas que podem contradizer as suas;
6. Abrir um espaço para orientação dos pais de alunos, para que esses não se sintam tão despreparados e desamparados para lidar com os desafios da adolescência (Manual de Orientações – CONEN/SC).
Os fatores de risco podem estar presentes em todas as esferas da vida, desde o próprio indivíduo até os demais espaços de convivência social. A combinação dos fatores de risco, nestes diversos níveis, pode tornar uma pessoa mais ou menos vulnerável para fazer uso indevido de drogas.
Por outro lado, se existem fatores de risco, também se podem identificar fatores de proteção, portanto, os fatores de risco e proteção devem ser compreendidos na realidade das pessoas envolvidas, pois o que representa risco para uma pessoa pode representar proteção para outra, ou seja, um adolescente que convive com usuário de drogas pode decidir por jamais se aproximar destas, ao passo que outra, em razão desta exposição, pode achar natural e passar a fazer uso de tais substâncias.
Dentre os diversos fatores de risco e proteção, destaco aqueles que dizem respeito à escola. Minha recomendação é de que este trabalho nunca esteja desvinculado do projeto educacional. Além de garantir que os alunos recebam informações corretas e não preconceituosas, o trabalho não pode deixar de contemplar os aspectos emocionais que envolvem a questão.
Neste sentido, é fundamental a abertura de diferentes canais de participação dos alunos em múltiplas atividades artísticas e esportivas, desenvolvidas ou propiciadas pela escola. A escola, enquanto espaço essencial para formação de cidadãos deve primar pela troca real de informações, transformando as reuniões de pais e professores e demais funcionários em atividade produtiva, de acolhimento, oferecendo assistência e cobertura aos pais e alunos.
2 . OBJETIVOS GERAIS
Incentivar, por meio da linguagem artística (artes plásticas, música e dança,), escrita (Jingle, poesia e redação) e esportiva (jogos cooperativos), a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, afirmando a vida como prioridade absoluta e a qualidade de vida como um direito a ser escolhido e construído pelo jovem.
Promover, através destes instrumentos comuns e acessíveis a sociedade, o esclarecimento sobre os problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas.
3 . OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Unir na arte informações para celebrar a vida e prevenir o uso de drogas;
·         Reconhecer e valorizar a escrita como estratégia pedagógica para promover a reflexão sobre a temática das drogas;
·         Despertar, através de jogos cooperativos, a reflexão sobre o valor e a beleza da vida, evitando as atitudes que a violentam e a degradam e fortalecendo aquelas que a promovem e valorizam.
4 - PÚBLICO-ALVO
Alunos da rede pública e privada, bem como os demais segmentos que compõem a comunidade escolar (Entidades Democráticas, pais, funcionários e professores). Podendo este Projeto ser aplicado em outras categorias escolares pelo o modelo simples e diversificados o qual é proposto.
5 - METODOLOGIA
Buscando a efetivação dos objetivos propostos, descrevo os procedimentos metodológicos que a escola deverá observar para garantir uma ação bem fundamentada e devidamente planejada, com foco na prevenção:
5.1 Criações de equipes Mobilizadoras Antidrogas nas escolas.
Cada escola deverá constituir uma equipe Mobilizadora Antidrogas, a ser identificada como Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”, que ficará responsável por promover atividades Artísticas, Escritas e esportivas, a discussão, o debate e a reflexão sobre as questões relacionadas ao consumo de drogas.
A equipe de o Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar” será composto por:
- 1 professor (a) de Educação Física (Jogos cooperativos);
- 1 Professor (a) de Artes (Artes plásticas, Música e Dança)
- 1 professor (a) de Língua Portuguesa (Jingle, Poesia e Redação)
- 1 representante da Direção ou responsável pela Educação e Prevenção na Escola (Palestras, Cartazes e divulgação). Nos casos em que não houver este profissional constituído na escola, dar prioridade para o professor que já tenha algum trabalho desenvolvido na área de prevenção ou que tenha interesse nesta temática.
- 1 Auxiliar de Educação ou funcionários de outras áreas.
- 1 Pai
- 1 Mãe
- 2 representantes do Grêmio Estudantil; (se houver Grêmio Estudantil na Escola) ou;
- 2 alunos de outras categorias. (Ensino Médio, Anos Iniciais, Alunos Portadores de Necessidades Especiais); (se a escola tiver alunos de outras categorias);
- 2 alunos dos Anos Finais 6.º a 9.º ano do Ensino Fundamental.
6 - Atribuições de a equipe Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”
·         Elaborar e programar o projeto de prevenção ao uso de drogas da escola;
·         Promover a discussão do projeto, visando integrar ao texto as contribuições dos demais segmentos da escola;
·         Apoiar e valorizar as iniciativas dos diversos segmentos da Escola.
·         Promover a discussão, o debate e a reflexão sobre as questões relacionadas ao consumo de drogas;
·         Divulgar e apresentar o projeto de prevenção ao uso de drogas para a comunidade escolar;
·         Dar visibilidade ao projeto por intermédio dos meios de comunicação (todos os tipos de mídia);
·         Ter atitudes coerentes entre as atividades preventivas e o cotidiano na sala de aula;
·         Mobilizar e sensibilizar a comunidade escolar para participar do projeto;
·         Elaborar, em conjunto com as Entidades Democráticas e as áreas do conhecimento, um questionário para realizar o diagnóstico referente ao consumo de drogas quanto ao conhecimento das expectativas e necessidades da comunidade, com produção de gráficos;
·         Buscar e efetivar parcerias;
·         Articular, sensibilizar e motivar professores e alunos em ações pertinentes as atividades propostas de o Projeto Mobilizar de prevenção ao uso de drogas;
·         Garantir o cumprimento do cronograma, respeitando todas as etapas de execução do projeto;
·         Dar visibilidade ao Projeto Mobilizar, fazendo uso de camisetas e bonés, (se possível) garantindo a identidade do mesmo;
·         Disponibilizar a comunidade escolar os recursos e equipamentos necessários, de modo a garantir a eficácia e significância do projeto;
·         Integrar as ações preventivas ao cotidiano da escola;
·         Mobilizar a opinião pública e a comunidade através de encontros, seminários, palestras, destacando a temática e repercussão no meio social;
·         Ampliar e diversificar as oportunidades, oferecendo uma gama variada de atividades desportivas, recreativas, culturais, científicas e outros, estimulando a imaginação criadora das crianças, adolescentes e Jovens;
·         Participar da comissão, que planejará as atividades proposta neste projeto;
·         Colaborar para estabelecer atividades educativas permanentes dentro e fora da escola;
·         Promover pesquisas e disponibilizar subsídios pedagógicos (dentre estes, o material de outros órgãos relacionados ao tema aos professores, alunos e Entidades Democráticas, para que estes possam trabalhar a temática com objetividade, sem medo, de forma leve e interativa).
6.1 Diagnóstico
Trata-se do momento em que a escola reúne as informações acerca de sua cidade e de sua quadra ou bairro, tanto no que se refere ao consumo de drogas quanto ao conhecimento das expectativas e necessidades da comunidade.
No que diz respeito ao consumo de drogas, estas informações poderão ser obtidas através de entrevistas, levantamento de dados estatísticos, pesquisa em sites especializados, etc. e com o apoio das entidades democráticas da escola.
Várias disciplinas também poderão se envolver para efetivar este levantamento: matemática na construção de gráficos, estatísticas e tabelas, geografia na construção de mapas de consumo de drogas, Língua Portuguesa na elaboração de questionários e entrevistas, etc.
Em relação ao conhecimento das expectativas e necessidades da escola, várias estratégias poderão ser utilizadas, como reuniões, debates, questionários que deem conta de conhecer como a comunidade vê o consumo de drogas em sua quadra ou bairro, quais suas angústias, preocupações, curiosidades, dificuldades relacionadas ao consumo de drogas, etc. Este trabalho deverá ser articulado com as Entidades Democráticas da escola.
A prevenção de drogas passa por três níveis:
·         Prevenção Primária: acontece antes que surja o problema da droga, é caminho fértil para a família e escola. Supõe um diálogo aberto; um exemplo, a presença de modelos identificatórios positivos; atividades prazerosas (musicais, literárias, sociais, esportivas, artísticas, etc.); estímulo à autoestima (elogios sinceros, crença na pessoa, etc.); estímulo à crítica; treino das habilidades para lidar com frustrações, fracassos e ansiedades; espaço e treino para lidar com "figura de autoridade".
·         Prevenção Secundária: ocorre quando já começa a surgir o consumo de drogas, é uma etapa difícil para a família que, muitas vezes, não quer enxergar e para a escola, que fica sozinha e se sente impotente. A única saída é enfrentar corajosamente a situação, buscar auxílio de pessoas especializadas, oferecer ajuda concreta, evitando emitir juízos de valor e agindo com coerência e bom senso. A escola deve abrir-se ao diálogo, marcar reuniões periódicas para discutirem todos os assuntos e esperar o momento próprio de chamar a família, com o consentimento do jovem. Procurar junto com o jovem o que está por trás desse comportamento e compreender as dificuldades pessoais e, com muito tato, sensibilizá-lo a procurar uma terapia. Respeitar o aluno, ouvir suas opiniões e conversar com argumentos lógicos e coerentes é tarefa do professor. Nesta fase, procura-se aproveitar os professores "líderes" para colaborarem nesta abordagem com o jovem.
·         Prevenção Terciária: ocorre quando já chegou a dependência de drogas, implica em incentivar os usuários a procurar uma terapia adequada, contar com pessoas que são da sua confiança para convencê-lo a encontrar ajuda especializada; incentivar o diálogo com a família; acreditar que ele é recuperável; colaborar na reintegração social com oferecimentos de alternativas de lazer, arte, esporte e profissão. Significa também denunciar os eventuais traficantes e no caso de alunos traficantes, comunicar às famílias.
Tiba (1994, p.59), "Não compete à escola o tratamento contra drogas, mas sim o encaminhamento adequado do caso. Essas situações são muito complicadas, e quanto mais pessoas estiverem envolvidas, maior a confusão. Entretanto, mil vezes preferível à confusão à covarde omissão. Se a escola não tomar nenhuma atitude, todos perdem: a família, a escola, o aluno e a sociedade. Vence a droga, que assim ultrapassa a terceira barreira, aquela que poderia conter a destruição da pessoa pelo vício. A segunda foi à família, e a primeira, o usuário. Por isso, a escola tem de ser clara e honestamente firme".
6.2 Concursos
Paralelamente, Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”, em conjunto com as Entidades Democráticas da Escola deverá desenvolver as ações pertinentes a concursos de poesias, cartazes, jingle, redação, musica, dança e realizar jogos cooperativos no fortalecimento do projeto de prevenção ao uso de drogas.
6.2.1 Concurso de poesia e redação.
O concurso deverá priorizar o tema “VIDAS EM JOGO”. Participam do concurso os alunos do Ensino da Escola. As normas definidas pelo Regulamento do I Concurso constam no ANEXO II.
6.2.2 Concurso de Jingles
O concurso deverá priorizar o tema “DROGA, ESTOU FORA”. Participam do concurso os alunos da escola. As normas definidas pelo Regulamento do I Concurso Estadual de Jingles constam no ANEXO III.
6.2.3 Concurso de Cartazes
O concurso deverá priorizar o tema “ESCOLA, FAMÍLIA E FUTURO SEM DROGAS?”. Participam do concurso os alunos da escola. As normas definidas pelo regulamento do I Concurso Estadual de Cartazes constam no ANEXO IV.
6.2.4 Jogos cooperativos
Os Jogos Cooperativos deverão ser realizados como atividades recreativas e cooperativas desenvolvidas com a participação de toda comunidade escolar. Atividades propostas e jogos a serem realizados deverão ter participação de todos os seguimentos divididos e equipes iguais contendo atletas de cada categoria estudantil (inclusive portadores de necessidades especiais), professores, funcionários, pais e mães. As regras devem ser simples e a atividade esportiva para que todos participem deverá ser de fácil realização.
6.2.5 Intervalo Cultural
O Intervalo cultural deverá acontecer a cada 15 dias ou quando houver capacidade de ser realizado. O Intervalo Cultural deverá mobilizar os alunos para apresentações de Dança, Peças Teatrais, Declamação de Versos e Poesias, Emboladas, Desafios e Músicas Regionais de autorias ou não dos alunos relacionado ao tema “Droga, Estou Fora”.
6.2.6 Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas
O Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”, deverá ser implementado na escola sob a coordenação da equipe “Mobilizadora” e deverá ter todas as suas etapas de implementação devidamente registradas. O registro, bem como o correto documentário da realização do Projeto deverá ser guardado e preservado para futuras mudanças e adaptações em outros projetos futuros.


 7 – RECURSOS FINANCEIROS
O custo para a realização de o Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”:
O Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar” não deverá gerar custos financeiros diretos, por que todo o material usado deverá ser de uso comum da própria escola e custos voluntários caso algum participante queira melhorar ou implementar com recursos próprios ou de patrocinadores seus trabalhos.
8 – ANEXOS
Segue em anexo o modelo de um regulamento e da ficha de inscrição que poderá sofrer alterações de acordo com a implantação e data da realização do Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”.


ANEXO I – REGULAMENTO DO I CONCURSO INTERCLASSE DE CARTAZES

PROJETO ANTIDROGAS MOBILIZAR “Agir para Evitar”
CAPÍTULO I - DO OBJETO
Art. 1º - A escola, com a finalidade de incentivar a reflexão e a discussão sobre a questão das drogas no ambiente escolar, estabelece as normas para realização e participação no I Concurso Interclasse de Cartazes.
CAPÍTULO II – DO TEMA
Art. 2º - Os cartazes deverão abordar o tema “ESCOLA, FAMÍLIA E FUTURO SEM DROGAS?”.
CAPÍTULO IV - DA PARTICIPAÇÃO
Art. 3º - Os participantes devem ser alunos matriculados nos anos iniciais do 6º ao 9 º ano do Ensino Fundamental da rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Coordenadoria Regional de Ensino de Brazlândia Escola o qual está matriculado.
Parágrafo Único: A escola deverá garantir a participação dos alunos com
Necessidades Educacionais Especiais incluídos na rede regular de ensino.
Art. 4º - Cada aluno (a) só poderá enviar um trabalho, sob pena de desclassificação.
Art. 5º - O trabalho deverá ser produzido por apenas um aluno(a), que deverá estar matriculado regularmente no ano/série em que estiver concorrendo.
CAPÍTULO VI - DAS ESPECIFICAÇÕES
Art. 6º - Os cartazes deverão ser produzidos em cartolina ou papel cartão no tamanho 66 x 50 cm.
Parágrafo único. A cartolina ou papel cartão deverá ser, preferencialmente, branca.
CAPÍTULO V - DA INSCRIÇÃO
Art. 7° - A inscrição será efetivada na secretaria da escola em que o/a estudante está matriculado/a mediante:
I - Ficha de Inscrição corretamente preenchida;
II - Termo de cessão de direitos autorais e de uso do cartaz à Secretaria
Estadual de Educação;
III – Cartaz dentro das especificações expressas no Art. 6º.
Art. 8º - O(A) estudante deverá escrever, no verso do cartaz, apenas as seguintes informações:
I – As iniciais do nome do/a estudante e o número de sua matrícula no
Sistema SERIE;
II – A série que estuda;
III- O nome da Escola.
Art. 9º – Cada aluno (a) poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho, sob pena de desclassificação.
Parágrafo Único: Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos deste regulamento.
Art. 10º - As fichas de inscrição, regulamento e termo de cessão de direitos autorais e de uso do cartaz estarão disponíveis:
I – Na secretaria da escola;
II – Na Direção da escola;
III – Com a equipe de o Projeto Mobilizar.
Art. 11º - As inscrições que apresentarem dados incorretos, incompletos ou inverídicos serão automaticamente desclassificadas, durante o processo de triagem.
Art. 12º - A escola não se responsabiliza pelos trabalhos que forem danificados durante o transporte.
Parágrafo único. Os cartazes danificados que não permitirem a avaliação da comissão julgadora serão previamente desclassificados, durante o processo de triagem.
CAPÍTULO VI – DAS ETAPAS E DOS PRAZOS:
Art. 13º – A seleção ocorrerá em até três etapas: ETAPA LOCAL, REGIONAL E ETAPA ESTADUAL, obedecendo aos seguintes prazos:
I – Etapa local, com recebimento na secretaria da escola até. (a definir)
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II – Etapa Regional com protocolo de recebimento até. (a definir)
III – Etapa Estadual com protocolo de recebimento até. (a definir)
Parágrafo Único: Não serão aceitas as inscrições que forem enviadas após a data válida para a inscrição (Art. 13º), estampada pelo serviço de protocolo da escola.
CAPÍTULO VII - DA AVALIAÇÃO
Art. 14º - A avaliação dos cartazes será feita por uma comissão julgadora formada:
I – Pelo Projeto Mobilizar “Agir para Evitar”, em âmbito local;
II – Pela regional, em âmbito regional;
III - Pela SEDF, no âmbito estadual.
§ As comissões local, regional e estadual poderão nomear profissionais especializados (sugestão) para compor a comissão julgadora, desde que tal nomeação não implique em ônus para esta Secretaria.
Art. 15º - A comissão julgadora avaliará os trabalhos e elegerá os melhores, conforme os seguintes critérios de avaliação:
I - Criatividade e originalidade do trabalho;
II - Impacto visual;
III - Consonância com o tema definido no Art.2º e com o Projeto Viva sem
Drogas da Secretaria Estadual de Educação - SEDF;
IV - Coerência entre produção do trabalho e a faixa etária do (a) aluno(a);
V - Expressão da cultura local;
VI - Boa apresentação.
Parágrafo único. Para a avaliação e eleição dos melhores cartazes será considerada, além dos critérios já definidos (Art. 15º), a representatividade da cidade onde o aluno mora.
Art. 16º - Serão desclassificados cartazes que:
I - Apresentarem rasuras ou defeitos;
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II – Reproduzirem os símbolos nacionais (bandeira, selo, armas);
III – Reproduzirem logomarcas governamentais;
IV – Utilizarem imagens registradas;
V – Utilizarem imagens de cartazes de concursos anteriores;
VI - Utilizarem desenhos de natureza apelativa (caveiras, caixões, cemitérios, pessoas fazendo uso de drogas, armas) e/ou imagens violentas;
VII – Apresentarem colagens de materiais diversos, como por exemplo, babados, impressos, recortes, etc.;
VIII - Apresentarem carimbos e outros elementos que não façam parte dos traços do aluno;
IX - Contenham nomes, menções a empresas, instituições e projetos existentes;
X – Apresentarem qualquer tipo de identificação do concorrente na frente da cartolina;
XI – Forem apresentados fora do prazo de postagem definida no Art 13º;
XII - Não chegarem a tempo hábil a escola para o julgamento.
Parágrafo único. Cada aluno poderá enviar apenas um trabalho. O envio de mais de um trabalho para a mesma categoria resultará na desclassificação.
CAPÍTULO VIII - DOS RESULTADOS
Art. 17º - A escola publicará os resultados:
I - através de correio eletrônico no âmbito regional;
II – através de correio eletrônico para alunos participantes e do portal da escola;
Art. 18º - Os resultados serão divulgados em âmbito regional.
Art. 19º - Os resultados por intermédio de ofício ou telefone serão comunicados apenas aos vencedores deste concurso e/ou seus responsáveis legais.
Art. 20º - Os vencedores do concurso deverão deixar seus trabalhos na escola para apreciação e divulgação.
CAPÍTULO IX - DA PREMIAÇÃO
Art. 21 – A premiação ficará a cargo da escola quanto ao prémio e a entrega.
Art. 22º - Serão premiados os dois melhores trabalhos da etapa escolar;
CAPÍTULO XI - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 23º - O ato de inscrição neste concurso corresponde ao envio do cartaz e implica a total aceitação de todos os itens deste regulamento e a cessão de uso e dos direitos autorais dos trabalhos a SEDF, sem qualquer tipo de ônus.
Art. 24º - A Secretaria Estadual de Educação reserva-se o direito de publicação e divulgação dos cartazes, bem como a cessão de uso dos trabalhos a terceiros, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos participantes vencedores assegurados a divulgação da autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma do Art. 29 e seus incisos c/c Art. 79, § 1º e 2º ambos da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).
§ 1º A cessão total ou parcial dos direitos do autor sobre os trabalhos mencionados neste regulamento fica desde já autorizada, com amparo do
Art. 50 da Lei 9.610/98.
§ 2º O objeto da presente cessão são todos os cartazes concorrentes aos prêmios do I Concurso Interclasse de Cartazes, independentemente da classificação obtida.
§ 3º O exercício do direito do cessionário, SEDF, far-se-á em todo território nacional.
§ 4º As cessões de uso dos cartazes dos participantes serão gratuitas, tendo em vista o objetivo do concurso.
Art. 25º - Os vencedores do concurso deverão assinar termo de cessão de direitos autorais e de uso do cartaz à SEDF.
Parágrafo único. No caso dos vencedores menores de idade, o termo de cessão de Direitos Autorais e de uso do cartaz deverá ser assinado pelo responsável legal.
Art. 26º - Os participantes declaram que os trabalhos inscritos no I Concurso Interclasse de Cartaz não infringem direitos de terceiros, não incorrem em plágio com reprodução total ou parcial, responsabilizando-se, na esfera cível e penal, pelo descumprimento das normas constantes deste regulamento.
Art. 27º - Os casos omissos nesse regulamento serão resolvidos por Comissão designada pela Coordenadoria Regional de Ensino de Brazlândia.
Art. 28º - Os trabalhos enviados não serão devolvidos.
Art. 29º – Os trabalhos dos vencedores e dos não vencedores serão encaminhados para a
Coordenadoria Regional de Ensino de Brazlândia respectiva.
Art. 30º - Das decisões da comissão julgadora estadual não caberão recursos.



Brazlândia-DF, ___/ de _____________ de ________.


Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal
Coordenadoria Regional de Ensino de Brazlândia




ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO

CONCURSOS DE PROJETO ANTIDROGAS MOBILIZAR “Agir para Evitar”

Atenção participante: Antes de preencher esta ficha leia atentamente todas as informações e regulamentos relativos aos concursos (poesia, redação, cartazes e jingles) vinculados ao Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar” constantes:
.
MODALIDADES DO CONCURSO
1) Concurso de jingle: (6º a0 9º ano)
2) Concurso de cartazes: (6º ao 5º ano)
3) Concurso de poesia (6º ao 9º)
4) Concurso de Redação (6º ao 9º ano)

REGISTRAR A MODALIDADE DO CONCURSO
Concurso de:
____________________________________________________________
Tema: ____________________________________________________________
DADOS DO ALUNO (A)

Nome Completo:_______________________________________________
Data Nasc.____/___/__
Endereço: ______________________________________Fone: ___________
Bairro: _______________________Cidade: ____________UF: ___________
Série/Ano:___________do ensino: (fundamental)
DADOS DA ESCOLA
Nome da escola: _______________________________________________________
Endereço da Escola: ____________________________________________________
(Quadra Bairro):___________________________________Nº.____________
Fone: ____________________Fax: ______________
E-mail: ____________________________________________
Diretor (a): _____________________________________________________________
CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Ao preencher esta ficha de inscrição e participar do concurso, o/a aluno (a) participante cede a Secretaria Estadual de Educação os respectivos direitos de publicação e divulgação dos trabalhos, bem como a cessão de uso destes a terceiros, sem qualquer tipo de ônus e sem a necessidade de notificação aos participantes vencedores, assegurada a divulgação da autoria e o reconhecimento dos devidos créditos, na forma do Art. 29 e seus incisos c/c Art. 79, § 1º e 2º ambos da Lei 9.610/98 (Lei de Direitos Autorais).
A cessão total ou parcial dos direitos do autor sobre os trabalhos mencionados neste regulamento fica desde já autorizada, com amparo do Art. 50 da Lei 9.610/98.
ASSUMINDO COMPROMISSO
Declaro ter lido entendido e concordado com o Regulamento deste Concurso, sendo as informações aqui prestadas verdadeiras.

__________________________________________________
Assinatura do aluno ou Responsável
Obs:
· Esta ficha, completamente preenchida deverá ser entregue na Secretaria da Escola, conforme previstos no regulamento.
· As dúvidas devem ser sanadas antes da realização da inscrição junto a Equipe do Projeto Antidrogas Mobilizar “Agir para Evitar”

 9 - REFERÊNCIAS

BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas. Cartilha para Educadores. Brasília,
2007.
_______. Secretaria Nacional Antidrogas. A Prevenção do Uso de Drogas e a
Terapia Comunitária. Brasília, 2006.

_______. Secretaria Nacional Antidrogas. V Levantamento Nacional sobre
consumo de drogas Psicotrópicas. Florianópolis, 2004.

BUCHER, Richard. Drogas e Sociedade nos tempos de AIDS. Brasília: Ed. UHB, 1996.

Bucher R. A abordagem preventiva do uso indevido de drogas In: Bucher R organizador Prevenção ao uso indevido de drogas. Universidade de Brasília, 1989, Brasília: UNB/CETAD/CORDATO; 1989. 

Bucher R. A ética da prevenção. Psicol. Teor Pesq 1992; 8(3): 385-98. 

_______. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta
Curricular de Santa Catarina – Estudos Temáticos. 2005.
_______. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. PREVIDA:
Programa de Prevenção, Educação e Vida. Subsídios para a Comunidade –
4ª ed. Florianópolis, 1994.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Prevenção ao Uso Indevido de Drogas: Diga Sim à Vida. Brasília, 2000.
TIBA,I.
,I. 123 Respostas Sobre Drogas. São Paulo: Editora Scipione, 1994

63 comentários:

  1. Eu gostei do site, principalmente porque ele está falando sobre um fator prejudicial na vida de vários brasileiros,está dizendo o que as drogas causam na vida de cada pessoa.Mostra o lado ruim, se bem que ser usuário de droga não se tem um lado bom.As vezes as pessoas usam tentando fugir de uma realidade por ela mesma criada, e muitas das vezes no primeiro uso se viciam e não aceitam ajuda.Espero que este site contribua para que as pessoas reflitam e conscientizem sobre esta realidade obscura.
    Thierry

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    3. Ótima sua participação, obrigada por contribuir com o projeto.

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  2. o mudno de hj esta se desenvolvendo cada vez mais rapido assim causando muito disturbios nas pessoas e nos jovens.... forcando estas péssoas a procurarem uma forma mais rapidas de se acalmarem... os jovens procuram este alivio nas drogas assim ficando viciados... gostei muito do blog e espero ter ajudado...

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  3. Eu axei muito legal o blog e gostei muito do trabalho de vcs e kero muito ajudar vcs... se precisarem de algo e so falarem cmg estou a disposiçao de vcs rsrs...
    mais axo muito importante pois vcs incentivam os jovens a nao seguirem esse caminho destrutivel... by : Dessinha 8ª A

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    1. É muito importante para nós que jovens como você se interessem neste projeto. Obrigada e continue a divulgar o blog.

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    2. Gabriel ficamos felizes com sua disposição em nos ajudar, se quiser ajudar no combate as drogas procure a Professora Eliane na escola para fazer da equipe do Projeto na divulgação e execução das atividades.

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  4. O blog e muito interessante e axei muito importante para a nossa comunidade... nos devemos batalhar contra esse mal q muitas vezes acontecem em nossa frente e nao percebemos... alem da droga estragar com seu organismo ela ira destruir a sua vida... nao siga o caminho das drogas é um caminho destruidor... amei o blog ><... Aninha 8ª A

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    2. A luta contra as drogas é muito importante para a nossa comunidade, nós ajude nessa luta divulgando o blog. Obrigada Aninha.

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  6. Gostei do blog , o projeto é interessante ainda mais por que os jovens de hoje estão conhecendo as drogas mais cedo que antigamente , o trabalho de vocês é muito importante pois incentivam os jovens de não usarem essas drogas , vocês podem contar comigo esse projeto >< ...
    By : Guilherme 8ª B

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    1. Obrigada Guilherme, contaremos com você para a divulgação do nosso blog.

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  7. O blog ficou ótimo.Vai ajudar bastante,quem quiser saber é só vim aqui,vai ajudar principalmente as pessoas que usam e que gostariam,a parar,e saber os riscos que causam.Parabéns pelo blog... Hayanni 8ª"A".

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  8. Amei o blog ,e nois alunos do Cef 02 podemos divulgar esse projeto , eu achei o assunto muito interessante, porque tipo os jovens de hoje estão tudo usando uma MERDA dessa que é as DROGAS, eu falo uma coisa so drogas não nos leva a nada e as vezes até nos leva a morte ! e o meu conselho a vocês jovens não usa isso, isso vai impedi sua vida , sua carreira , seus estudos ...
    Poor: Milena Silva dos Santos, 8°B

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    1. Obrigada Mileena, continue divulgando o blog, para que mais pessoas possam acessar e se conscientizar, para que não entre nesse mundo das drogas.

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  9. Adorei esse blog ele ajuda a incentivar a não usar droga porque uma vez dependente é muito difícil ficar livre da droga, então todos juntos contra as "DROGAS" :D
    Por:Danielle rod.
    7 "c"

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  10. O Blog ficou muito interessante,pois ele ira ajudar muitas pessoas a terem consciência que o mundo das Drogas é um caminho muito perigoso!Droga tem em todo lugar,e pode chegar até você por muitos meios.Resista e denuncie.Você pode se salvar e salvar muitas outras pessoas.Seja responsável!!
    Nome:Ana Carolina Neves de Freitas
    Série/Turma:7° "C"

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    1. Muito bem Ana Carolina temos que continuar mobilizando para salvar vidas.Obrigada por participar.

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  11. Achei muito importante a criação desse blog não só para os adolescentes mais também para os pais e para os que estão envolvidos com usuários de drogas ou para os que tem o desejo de usar drogas Aqui eles podem tirar duvidas isso e muito importante , as pessoas que querem ajudar alguém podem ser ajudadas com as imformaçoes do blog . Gostei muito do blog >.<
    Nome : Ana Luisa Carvalho
    Série /turma : 8 B

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  12. Drogas é furada não entre nessa
    NOME/MATHEUS COELHO ARAUJO
    SERIE/6°G
    SALA/16

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  13. Jovens DEUS nos escolheu porque somos fortes não entre no mundo das DROGAS,DROGAS é para gente fracas.
    SÉRIE/6°G
    SALA/16

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    1. Realmente somos fortes, basta descobrir e contar com pessoas como você Matheus Coelho.

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  14. Gente vamos espalha este blog no facebook para quem está nesse mundo saia e quem esta entrando não entre.
    SÉRIE/6°G
    SALA/16

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  15. Olha nós estamos neste blog para ajudar as pessoas que estão no mundo das drogas saião poque DEUS não escolheu nós para isso mais sim para glorificar o nome dele
    SÉRIE/6°G
    SALA/16

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    1. Com certeza,temos que glorificar o nome de Deus e agir sem interesse e ajudar as pessoas. Muuuito obrigada pela sua participação.

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  16. gostei desse blog d+ como dodo mundo do C.E.F02 VAMOS Á LUTA
    SÉRIE/TURMA 6°G
    SALA/16

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  17. JESUS ama todos até quem usa droga
    série/turma 6°G
    SALA/16

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    1. Jesus está com todos,e nossa obrigação é ao menos mobilizar.E você Matheus Coelho é um grande mobilizador, Deus lhe abençoe!!

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  18. Gostei muito deste blog,as suas informações tiram nossas dúvidas, e muitos jovens tem entrado no mundo das drogas,as vezes por curiosidade,mas nos dias de hoje temos blogs como este que nos ensinam e nos mostram como é terrível o mundo das drogas.
    Nome:Talissa
    Série/Turma:7ªC

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    1. Obrigada Talissa por sua participação e comentário, conto com você para esta luta contra as droga, um abraço.

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  19. Bom gostei muito do blog e vou divulgar pelas redes socias estão de parabéns pq a pagina ta muito interessante com varias informações,com as leis,falando sobre a dependência das Drogas,enfim as drogas so destroem nossa vidas é meio quem um caminho sem voltas por causa do vicíos então apoio o blog parabéns pra Eliane Rodrigues e para Katia as que tiveram a ideia deste blog! Bianka Araújo 8° B

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    1. Apenas uma correção, Bianka: eu sou apenas uma colaboradora neste blog. O mérito da criação é todo da Eliane. Mas vc tem toda razão quando diz que aqui no blog encontramos muitas informações úteis. Confira as informações novas de vez em quando. Prof. Katia

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    2. Bianka a Professora Katia tem razão na criação do blog, mas sem a participação dela e de outros Professores na realização do Projeto nada estaria com estar agora. A Professora Katia motivou seus alunos e isso foi peça importante para chegar onde estamos e com certeza vou contar ainda muito com sua participação, pois esta Professora tem compromisso com seu trabalho e sabe compartilhar com o nosso, parabéns a você pelo seu comentário e a Professora Katia por nos ajudar com esta tarefa importante para nossa escola.

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  20. Esse blog é muito importante, pois ajuda na conscientização de ficar longe das drogas, assim evitando entrar para o "caminho do mal"; Para quem já entrou nesse caminho a melhor coisa a se fazer é um tratamento para ajudar sair do vicio das drogas e ficar longe das drogas, para que também possa evitar consequências. Devemos realmente "agir para evitar", uma das formas que encontrei é deixando esse comentário, para que possa alerta todos do mal ao qual se pode evitar.
    Nome: Vinicius C. Freitas
    Série/Turma: 7ª "C"

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    1. Vinícius obrigada pelo seu brilhante comentário, volte sempre, um abraço.

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  21. tem gente que fala que drogas ficam mais inteligentes mas é mentira não entre nessa falooooooo
    série/turma6°G
    sala/16

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  22. Eu achei a matéria do blog muita interessante, além de ensinar sobre como evitar e como lidar com as pessoas dependentes de drogas, a escola achou uma forma criativa de falar sobre uma situação que muitas vezes os pais, os amigos, os professores e nossos parentes ficam em uma situação delicada ao falar sobre o uso de drogas.
    Tanto a escola quanto a autora desse blog, estão de parabéns pelo incentivo ao não uso de drogas.
    DEBORA INGRID ALVES
    7ªC sala: 08

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    1. Boa contribuição, Débora. Divulgue o blog e confira as novidades de vez em quando. Prof. Katia

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    2. Obrigada Débora e Professora Katia por suas participações e comentários, aguardo mais visitas, um abraço a vocês.

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  23. o blog tem uma materia interessante.pode ser que ajude pessoas a sair do mal caminho!! a escola tá ajudando gente a sair desse mundo.. achei tbm bem interessante as materias.
    Carlos guilherme
    7°D

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    1. Obrigada Guilherme, muito teu comentário, volte sempre, um abraço.

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  24. Não preciso me drogar para ser um gênio;
    Não preciso ser um gênio para ser humano;
    Mas preciso do seu sorriso para ser feliz.
    Charles Chaplin

    Eh esse assunto e muito comentado pq as drogas esta cada vez mais perto de todos nos e Ninguém quer ser a próxima vitima !!
    Adorei o site !!
    Barbara Souza
    7°B

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    1. Belas frases Barbara, obrigada por seu comentário e participação, um abraço.

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  25. Se alguém te oferecer uma parada esquisita
    Disfarça e vá embora e diz pras drogas: "Tô fora!"
    O "teco" de hoje rouba o teu sonho de amanhã
    O "tapa" de agora vai apagar a tua história
    Se liga, se goste, faça um esporte radical
    Você é do bem, apaga esse mal
    Você é importante sem a droga do horror
    Jesus te garante mais de mil doses de amor

    Quer viajar? Pegue o caminho da luz.
    Quer se ligar? A dose mais forte é Jesus.
    E Você pode diz comigo agora: DROGAS, TÔ FORA!

    O pai e a mãe da gente não merece sofrer
    Por isso não deixe essa droga te vencer
    Aprender a lutar amarre esse pó
    Deus tem pra você muita coisa melhor

    Ninguém tem que viver cheirando cola do vício
    A nossa cabeça não é lata de lixo
    Se alguém te oferecer, diga: Eu não preciso disso
    O barato é sentir o perfume de Cristo.

    Não preciso me drogar para ser um gênio;
    Não preciso ser um gênio para ser humano;
    Mas preciso do seu sorriso para ser feliz
    Poor:Kamila Lorena 7ªB

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    1. Belo poema Kamila Lorena, vou colocar no blog. Parabéns.

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  26. eu adorei o site por que ele mostra uma realidade obscura na sociedade,por muitas das vezes por sua realidade que é difícil e por não ter uma vida da qual desejava e por não ter ninguém que ajudasse e a poiasse em sua vida pessoal.Por isso optou o mundo das drogas.
    Rafael Pereira Teles 8ª A

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    1. Obrigada por ter gostado do nosso blog Rafael, aguardo mais vistas sua e bons comentários come esse, um abraço.

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  27. O que estava faltando para diminuir ou acabar com as drogas na cidade era isso : um projeto que incentivasse as crianças e adolescentes a não se envolverem com essa problema, e ajudar quem já está envolvido a sair disso; muitos se envolvem por falta de informação, ou por não saber o prejuízo que as drogas podem causar. Esse é um projeto excelente e concerteza deve ser passado pra frente, pra que todas as crianças e adolescentes da cidade saibam da destruição que as drogas causam e fiquem longe disso. Todas as pessoas que apoiam esse projeto estão de parabéns, com certeza estão contribuindo para um futuro melhor !

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  28. Alessandra obrigada por fazer um excelente comentário para um assunto tão importante que é o combate as drogas, conto com você para nos ajudar nesta luta contra este mal que envolve toda sociedade, um abraço, volte sempre.

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