PROFESSOR E A ÉTICA PROFISSIONAL


Professor  é aquele profissional encarregado de dar aulas de diversas matérias englobadas no ensino superior, médio, fundamental, técnico, pós-graduação, profissionalizante e extracurricular. Além de tirar as possíveis dúvidas que seus alunos possam vir a ter, o papel do professor consiste em passar informações, incentivar o raciocínio e aguçar a curiosidade das pessoas às quais deve ensinar.
Dentre as qualidades pessoais necessárias para desenvolver adequadamente suas funções podemos destacar: capacidade de ouvir e saber colocar-se no lugar dos outros, capacidade de manter a disciplina, determinação, paciência, autoconfiança, raciocínio lógico, metodologia de ensino, etc.
 O PROFESSOR E A ÉTICA PROFISSIONAL
Ética Profissional é o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de cada profissão. Toda profissão tem que ter a sua ética valorizada pelos profissionais que nela atuam.
Algumas são essenciais para o professor: INTELIGÊNCIA E BOM SENSO Para desempenhar bem a sua função devem raciocinar logicamente, ser criterioso, sensato e metódico (procurando não se afastar da realidade).
HONESTIDADE - Abrange todos os momentos de nossa vida.
SINCERIDADE - Palavras e ações devem corresponder sempre às nossas convicções e sentimentos.
TRANSIGÊNCIA - Sendo tolerantes com os outros podemos admitir os nossos próprios erros.
SERENIDADE - O bom professor deve dominar o seu sentimento de cólera, irritação ou parcialidade. Deve conservar a calma em todos os momentos. Quem não se desorienta consegue ser bem visto.
 PERSONALIDADE - Deve imprimir nas suas ações e palavras a marca do seu caráter
INICIATIVA - É a coragem a serviço da inteligência e da imaginação. Aquele que não tem coragem de inovar, de abrir novas rotas para encontrar soluções novas, dificilmente será um bom professor.
EMPATIA  - É a qualidade preciosa para se compreender as dificuldades e deficiências dos outros.
 ESPÍRITO DE JUSTIÇA - O bom professor deve ser justo e imparcial para colocar-se à confiança e ao respeito do seu aluno.
ESPÍRITO DE SOLIDARIEDADE - Para abrir o campo da perfeita compreensão e auxílio mútuo com os colegas de trabalho.
ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE - São qualidades indispensáveis ao bom professor, por isso deve manter suas boas condições físicas e mentais.
LEALDADE - É uma das qualidades mais admirável no ser humano. ‘ A LUTA PELA VITÓRIA NUNCA DEVE ULTRAPASSAR OS LIMITES DA LEALDADE. ’
APARÊNCIA PESSOAL E POSTURA - Nas qualidades de um professor, a aparência pessoal assume um aspecto muito importante. As dificuldades econômicas não justificam o desmazelo. Roupas adequadas para o trabalho e a postura também são de suma importância.
Nunca devemos procurar favores para nós prejudicando os nossos colegas e, nem espalhar boato porque ele é perigoso e prejudica as pessoas e a organização em que trabalhamos. A fofoca é perigosa....
Nunca se faz comentários desairosos sobre pessoas. Quando assim procedem, são malvistos pelos outros e ninguém mais confiará em você.
Em assuntos oficiais nunca se deve quebrar a hierarquia. Deve seguir sempre os canais competentes e fazer as comunicações e solicitações por intermédio das chefias. Isso não impede você de dar sugestões para a melhoria do trabalho.
O professor deve marcar a sua presença no trabalho pelo entusiasmo, algo contagiante que passa rapidamente, de pessoa para pessoa.
SE O PAÍS TEM BONS PROFISSIONAIS É PORQUE SEMPRE EXISTIU UM ÓTIMO PROFESSOR.
O SUCESSO DE UM PROFESSOR DEPENDE DE SUAS QUALIDADES PESSOAIS.


5 comentários:

  1. Drogas é passado

    SERIE/TURMA6°G
    SALA/16.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos lutar realmente para este mau ser passado em todos nossos lares.Obrigado por participar Matheus.

      Excluir
  2. os meus professores como o paulo a Natália a Antônia a cláudia e outros estão ajudando muito para eu dizer não as drogas e esse blog mais ainda e não so para mim para todos meus amigos colegas familiares e comunidade ...6 anoD SALA 13

    ResponderExcluir
  3. Com certeza este blog deve muito a estes professores, são eles que fazem a diferença na nossa escola,realizando um ótimo trabalho para dizer não as drogas.Obrigada pela sua participação.

    ResponderExcluir